Quais as funcionalidades disponíveis no Portal Casa Pronta


Ao entrar na parte reservada às “Imobiliárias”, as associadas vão poder aceder às seguintes funcionalidades:

Processos Casa Pronta
Agenda
Pedidos de Certidão On-Line

 

Funcionalidade “Processos Casa Pronta”

As mediadoras que pretendam efectuar marcações no âmbito do procedimento Casa Pronta devem previamente, aceder a este link e seguindo as indicações que o sistema lhes vai solicitando, completar a informação relativa ao Processo que pretendem que venha a ser realizado através dos Balcões Casa Pronta.

A página “Processos Casa Pronta” permite:

  • “Pesquisar Processos”
  • Constituir “Novo Processo”.
    • Identificar o Negócio Jurídico.
    • Identificar o Imóvel Objecto do Negócio Jurídico
    • Identificar as partes contraentes – Vendedor
    • Identificar as partes contraentes – Comprador
    • Identificar as partes contraentes – por exemplo Credor Hipotecário
    • Identificar o representante (se aplicável).
  • Após a inserção dos elementos, verifica-se no campo superior direito que foi cumprida a 1.º fase, passando o processo para a 2.º fase – Confirmação- aparecendo na janela os principiais elementos do processo.
  • No final da verificação dos elementos surge uma janela que solicita a confirmação de criação de um processo Casa Pronta.
  • Com a confirmação do processo, verifica-se no campo superior direito que foi cumprida a 2.º fase, passando o processo para a 3.º fase – Comprovativo e Dados do Processo.

Depois da criação do processo, deve aceder-se ao Separador Documentos e inserir os documentos relativos ao processo criado.

 

Funcionalidade "Agenda"

Através da presente funcionalidade, é possível, após inserção de um Processo Casa Pronta, efectuar o agendamento electrónico do serviço.

Para esse efeito, deve-se efectuar o seguinte:

• Seleccionar a Conservatória.
• Verificar a disponibilidade, clicando em “consultar agenda”.
• Clicar no horário disponível, no símbolo e adicionar o pedido.

 

Funcionalidade "Certidão on-line de registo predial"

Com o serviço da Certidão on-line, passa a estar disponível e permanentemente actualizada num sítio na Internet, a reprodução dos registos em vigor e a menção das apresentações de registo pendentes relativas a prédio descrito no registo predial.

Para solicitar este serviço é necessário:

1.º Passo: Aceder à funcionalidade “Pedidos de Certidão On-Line”.
2.º Passo: O pedido de registo é efectuado por referência a cada prédio, através da indicação da Freguesia e do Concelho e de um dos seguintes elementos: Número de descrição, artigo matricial, situação do prédio, com referência ao lugar, rua, números de polícia ou confrontações.
3.º Passo: Após a solicitação dos serviços, é disponibilizado ao requerente um código de acesso.
4.º Passo: A certidão on-line está disponível pelo prazo de 6 meses.
5.º Passo: Por cada certidão on–line é devida a taxa de €15 (quinze euros).

 



 
APEMIP IRN