Multimédia - Apresentação de Portugal

Nome Oficial: República Portuguesa
Tipo de Governo: Democracia Parlamentar
Língua Oficial: Português
Área Total: 92.090 km2
Capital: Lisboa
População: 10.627.250 (2008E)
Densidade Populacional: 115 habitantes/ km2
Religião: 97% Católicos Românicos
Moeda: Euro (EUR)
Membro da EU: Desde 1986


Brochura de apresentação de Portugal
(ficheiro PDF)

Portugal

Portugal, localiza-se no sudoeste da Europa e é o país mais a Oeste desta. Tem duas fronteiras: uma estabelecida com Espanha que se estende desde Este a Norte do país, e uma fronteira natural, com o Oceano Atlântico, que cobre as partes Sul e Oeste de Portugal. Esta posição geográfica no ponto sudoeste extremo da Europa, permite um rápido acesso aos mercados europeus e às costas Este dos Estados Unidos da América e África.

A localização no Oeste da Península Ibérica, foi um aspecto importante na sua vocação marítima. Em 1415, os portugueses foram os primeiros europeus a descobrir as rotas oceânicas para a Índia, Brasil, China e Japão, ao mesmo tempo que descobriram colónias na costa Este e Oeste de África.

Portugal ocupa uma área de aproximadamente 92.090 kilómetros quadrados divididos por 7 regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, sendo Lisboa a capital e o principal centro de comércio e negócios e o Porto o centro tradicional do Vinho do Porto e das indústrias têxteis.

Em Portugal a língua oficial é o Português que também pode ser ouvido em paises como Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-bissau, Cabo Verde e Timor Leste, onde subsiste como língua oficial. O português é assim uma das principais línguas oficiais do mundo, sendo a língua mãe de cerca de 200 milhões de pessoas.

O clima em Portugal é fortemente influenciado pelos ventos marítimos. Podemos dizer que existem duas zonas climáticas: as regiões costeiras e as regiões do interior do país. Nas primeiras, o clima é húmido e ameno, com uma média de temperaturas entre os 10ºC no Inverno e 24ºC no Verão, enquanto no interior do país a temperatura é mais divergente. O Inverno e o Outono são estações pluviosas e o verão e primavera são secos e ensolarados.