Como Cabral, o Capitão-Mor da frota de há 510 anos, nas palavras do escrivão que seguia a bordo da nau maior, toda a delegação de sucesso que rume a terras de Vera Cruz, deve partir com singradura do caminho bem traçado, nas citadas, por Pêro Vaz, palavras de um mancebo degredado, Afonso Ribeiro de seu nome, criado de D. João Telo, que todos temem.
Para que não haja “tempo forte ou contrário” que possa fazer perder uma nau que seja, como a que se perdeu na primeira noite, ainda conforme o relato da carta a el-rei D. Manuel, que sucedeu ao Príncipe Perfeito que foi D. João II, o monarca que mandou que os negociadores portugueses de Tordesilhas só aceitassem meridiano provisório se este se situasse em distancia não inferior a 370 léguas a Oeste das Ilhas de Cabo Verde.
O achamento das terras de Vera Cruz terá, como parece provar-se, começado antes de 1500, mas prossegue ainda hoje, em múltiplos aspectos desta economia globalizada em que os mercados, incluindo o nosso mercado imobiliário, navegam, como voltou a acontecer esta semana, a semana em que a Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) começou a ganhar forma.
No Brasil, pela iniciativa de Portugal e com Angola também como país fundador, este projecto internacional de criação de uma alargada Pátria de negócios centrado no imenso território que é o da fala em Português, volta a unir empresas que se complementam no âmbito da fileira da construção e do imobiliário – do SECOVI, de S. Paulo, pujante organização com particular representatividade na construção, à estrutura de cúpula da mediação que é a COFECI, com sede em Brasília.
O exemplo de um Brasil, onde vários organismos públicos se unem em acções de diplomacia económica para projectar – com sucesso adiante-se – um pais que, ano após ano, se afirma como uma democracia forte e estável social, politica e economicamente, o exemplo de um Brasil emergente, também nos inspirou neste achamento mútuo e neste alargar de horizontes da Pátria dos negócios que se fazem e falam em português.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 13 de Fevereiro de 2010 no Jornal de Notícias