Chegou a ser dada como extinta, mas esta notícia, afinal e felizmente, não passava de um mal entendido. A linha de crédito PME Investe V, dotada de 750 milhões de euros, dos quais 250 milhões destinados a micro e pequenas empresas, vai ser relançada esta semana, segundo declarações, citadas na Imprensa, do Presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.
De acordo com a mesma fonte, uma nova dotação para esta linha de crédito será, dentro de dias, protocolada com a banca, uma vez que a dotação inicial dos 750 milhões de euros já foi atingida. Recorde-se que este crédito pode ser utilizado, mediante condições concretas, por pequenas e médias empresas que tenham necessidade de regularização de dívidas ao fisco e à segurança social.
As PMEs representam, de acordo com os últimos valores divulgados, 99% do tecido empresarial português, 75% do emprego e mais de metade do volume de negócios português. São empresas que empregam em média 9 trabalhadores, sendo, no caso das micro empresas, percentualmente dominantes neste universo, soluções de recurso para o regresso ao mercado de trabalho pela via da criação do próprio posto de trabalho.
Neste contexto, da criação do próprio posto de trabalho, ganha outra dimensão o slogan “small is beautiful”, expressão do economista E Fritz Schumacher (que trabalhou com Keynes), num ensaio, publicado há mais de 30 anos, que equaciona um problema ainda na ordem do dia – o da medida certa do consumo para um equilíbrio num quadro de desenvolvimento económico sustentado. Daí o aplauso ao relançamento da PME Investe V.
Publicado dia 12 de Junho de 2010 no Expresso