O turismo é uma das formas virtuosas de pôr o imobiliário a crescer. Esta frase não é minha mas subscrevo-a considerando-a justíssima. Foi proferida pelo Senhor Secretário de Estado do Turismo, Dr. Adolfo Mesquita Nunes, no Seminário que a Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) organizou no Salão Imobiliário de Portugal (SIL2014) .
O Secretário de Estado referiu mesmo que ao contrário do que alguns defendem, preocupados com eventuais perigos do turismo de massas, Portugal ainda está longe de ter turismo a mais, observação aliás corroborada por outro dos oradores do Seminário, o Arquiteto Manuel Salgado, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, uma cidade onde o turismo é uma aposta ganha.
Sob o tema investimento estrangeiro na reabilitação urbana e no turismo residencial portugueses, o Seminário foi um bom momento de reflexão que realçou o quase insubstituível papel do turismo na captação de investimento estrangeiro direto no imobiliário e na nossa Economia.
O virtuosismo do turismo na captação de investimento foi também referido pelo Drs Pedro Megre (UCI) e Pedro Almeida e Sousa (Telles de Abreu, Advogados), o primeiro a desenhar ferramentas que o sector financeiro dispõe para apoiar esta estratégia e o segundo as condições legais necessárias para os estrangeiros poderem aceder a regimes fiscais mais favoráveis.
Sem esquecer os testemunhos de Alain Duffoux, um dos “patrões” do imobiliário em França, de Miguel Ribeiro, vice presidente da congénere angolana, em representação da Dra Branca do Espírito Santo, presidente da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola, dos brasileiros Cláudio Bernardes e Sérgio Sobral, o primeiro presidente da maior associação empresarial do sector da América do Sul, – o SECOVI de São Paulo – o segundo, em representação de João Teodoro da Silva, Presidente do importante sistema brasileiro COFECI-CRECI, bem como de Zhu Zhanhong, Conselheiro do Presidente da APEMIP para assuntos do Oriente.
Todos concertados na ideia de que que este virtuosismo português carece de melhor e mais eficaz divulgação no estrangeiro.
Luís Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa
presidente@cimlop.com
Publicado no dia 20 de Outubro de 2014 no Diário Económico