Na IMOBITUR, feira que marca o início do ano imobiliário e que este ano teve lugar em Março, o Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Dr. Paulo Campos, discursando no Seminário que a Associação de Profissionais e Empresas da Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) promoveu durante a feira, deixou claro que o Governo estava receptivo a proceder às alterações na lei que tutela a mediação.
Esta foi, para o sector, uma das promessas importantes de 2009, cuja concretização, estou certo, está em marcha, promessa tão importante como a que o então Senhor Secretário de Estado da Justiça, Dr. Tiago Silveira anunciou, no mesmo local, quando divulgou que os balcões Casa Pronta iriam ser instalados, como foram, nas instalações da APEMIP.
No Verão, durante um Seminário da APEMIP organizado na Feira Internacional de Lisboa, foi ainda o então Senhor Secretário de Estado da Justiça, Dr. Tiago Silveira quem trouxe outra novidade – a possibilidade para breve da mediação imobiliária poder aceder, electronicamente, via INTERNET, a informações cadastrais e fiscais sobre os imóveis que lhes são entregues para mediação.
Neste ano, a APEMIP, acompanhada por alguns parceiros, deu uma volta a Portugal, com paragem em 27 cidades, a sensibilizar as empresas associadas para estarem receptivas a outras propostas de negócio (entre as quais algumas ligadas à eficiência energética dos novos edifícios), e deu quase duas voltas ao Mundo, de Leste a Oeste, na América do Norte e na Europa, a promover no estrangeiro o Imobiliário português.
O ano de 2009 foi, de facto, um ano de promessas e certezas para a Mediação Imobiliária cuja associação de classe, orgulhosamente, recebeu, no Salão Imobiliário de Portugal o Prémio Nacional de Imobiliário SIL’09.
Luís Carvalho Lima
Presidente da Direcção Nacional da APEMIP
Publicado dia 28 de Dezembro de 2009 no Diário Económico