Se tudo correr como previsto, o grande acontecimento, de hoje, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL 2011) será o Seminário Nacional da APEMIP, reflexão que conta com a presença da Senhora Ministra do Ordenamento do Território, Profª. Drª. Assunção Cristas, e que debaterá o tema “ O Sector da Construção e do Imobiliário como Motor da Recuperação Económica”.

A reflexão do Seminário que a APEMIP promove hoje no SIL contará também com a presença do Eng. Luis Mira Amaral, presidente executivo do Banco BIC Português e vice presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e do Eng. Manuel Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), bem como do Dr. Pedro Megre, Director Geral da UCI, e muito provavelmente também do Dr. António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, participação ainda não confirmada no momento em que escrevo este artigo.

Também se tudo estiver a correr como previsto, terá decorrido ontem, em paralelo com o Salão, a Reunião de Outono da Direcção da Confederação do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP) e, no seu âmbito,  um encontro de empresários do sector do Imobiliário e da Construção de países da lusofonia, interessados em conhecer e em dar a conhecer as melhores condições para se investir no imobiliário dos países da lusofonia.

É que, os mercados imobiliários, quando livres de especulações, são investimentos seguros e pilares das Economias dos respectivos países. Isto, sem esquecer os países como o nosso, em que, o imobiliário além de ser um investimento seguro é um património que importa preservar, não só pela obrigação ética face às gerações futuras, mas também pela necessidade de não desbaratar a nossa própria riqueza.

Esta é, aliás, a mensagem principal de um folheto que a APEMIP tem estado a distribuir no Salão Imobiliário de Lisboa, folheto intitulado “O Imobiliário não é um jogo” que também recria, livremente, um tabuleiro do jogo do Monopólio e apresenta uma pequena tábua cronológica com uma mostra significativa da realidade deste sector.

A presença da APEMIP no Salão Imobiliário de Portugal (SIL 2011), como habitualmente com um dos stands âncora, é, mais uma vez, pretexto para uma reflexão sobre os melhores caminhos para a nossa recuperação económica, na melhor vocação do associativismo empresarial, nomeadamente em momentos muito sensíveis como os que vivemos actualmente.

 

Luís Lima

Presidente da APEMIP

luís.lima@apemip.pt

 

 

Publicado no dia 14 de Outubro de 2011 no Sol

Translate »